Soul Fighter

surf

De frente para o oceano em Teahupoo, o surfista verá um paredão imenso e maciço de água fazendo sombra sobre ele como não se vê em qualquer lugar. As ondas por lá são enormes em altura e volume, um desafio até mesmo para os grandes surfistas.

As características do mar fazem com que ele se divida em degraus, divisões verticais capazes de engolir o surfista e jogá-lo direto para baixo da massa de água. É aí que os corais mostram porque são perigosos. Apesar da força, o lugar é raso, é fácil cair da prancha direto para o fundo cortante, que pode causar ferimentos graves. É comum ver os aventureiros com capacete, por garantia.

Com tantas dificuldades, o que levaria alguém a se arriscar? Simples. É indescritível a emoção e a adrenalina de conseguir ir até o fim e sair em pé do tubo em um dos picos mais difíceis de dominar, só sabemos que vale o esforço. Barcos e mais barcos se acumulam próximos às pranchas apenas para ver o show. O atleta Soul Fighter, Carlos Burle encarou o desafio em agosto de 2011, como mostra o vídeo abaixo, no período com algumas das maiores ondulações já registradas por lá. Um dia marcante em que Teahupoo mostrou sua face mais agressiva. "A pancada do caldo é muito forte. É como se você entrasse num ringue com 100 pessoas e todo mundo te batesse na mesma hora", diz o big rider sobre a onda.

E se você não quer perder a oportunidade de surfar ou ao menos ver o espetáculo, os meses de maio e agosto sempre contam com grandes ondas acompanhas dos melhores surfistas da atualidade. Já no verão aqui do hemisfério sul, os paredões se acalmam e você pode aproveitar para conhecer os outros atrativos do Taiti, como suas lagoas de águas quentes, cachoeiras, trilhas e a vasta cultura que inclui a canoagem como esporte preferido dos nativos. Para se acomodar, as opções vão de hotéis comuns a Resorts luxuosos e bangalôs sobre as águas do mar, um espetáculo em todas as escolhas.

Seja surfando, ajudado o surfista no jet-ski ou admirando do barco, Teahupoo é uma experiência incrível para todos que apreciam o mar e seus desafios.