Soul Fighter

muai

O Muay Thai é uma arte marcial que vem ganhando adeptos, cada vez mais academias oferecem esse estilo de luta. Principalmente, devido aos lutadores de MMA que utilizam a técnica para aprimorar seu combate, como os atleta Soul Fighter, Minotauro e Viscardi Andrade.

O Muay Thai, ou boxe tailandês, tem sua origem confundida com a do próprio povo que dá nome a luta. Apesar de não haverem registros exatos, acredita-se que o muay thai tenha surgido para suprir a necessidade de treinar e se exercitar sem sofrer os ferimentos causados pelos estilos de luta com armas, como espadas, lanças e machados.

Como outras artes marciais, a ideia era que o povo tivesse uma forma de se defender de invasores e repressores. Naturalmente, o estilo não se desenvolveu do zero. Estilos de luta anteriores o influenciaram, como o muay boran, estilo tailandês ainda mais antigo. Da mesma forma, existem semelhanças entre o muay thai e estilos de países vizinhos.

Camboja, Malásia, Birmânia, entro outras localidades ao redor possuem estilos de luta que se assemelham em técnica ao muay thai. A semelhança vem dos diferentes estilos terem golpes com os membros como princípio do combate. Punhos, cotovelos, joelhos e pés são usados para desferir golpes contra o oponente. As diferenças aparecem na filosofia das lutas, na forma de aplicar certos golpes, nas posturas de luta. Alguns estilos, inclusive, permitem o uso de cabeçadas.

O próprio muay thai englobava outros movimentos antigamente, como golpes com as pontas dos dedos, palmas das mãos e imobilizações. Muito mais do que apenas uma luta, o muay thai envolve princípios filosóficos e espirituais. Os campos de treinamento tailandeses costumam ter um pequeno altar para que atletas e treinadores peçam por proteção e sucesso em suas lutas. No ringue, os atletas praticam danças e orações em homenagem aos seus mestres e em busca de proteção.

A filosofia do muay thai como um todo recebe forte influência do budismo. Rituais e objetos simbólicos tem significados misturados as tradições budistas. O mongkon, coroa usada para entrar no ringue, recebe a benção de monges de diferentes templos budistas e dividida entre todos os lutadores de uma mesma academia, para mostrar sua origem. O paprachiat, corda trançada no braço, é um amuleto pessoal da sorte que acompanha o lutador em seu período de transformação espiritual em um mosteiro e é benzido da mesma maneira.

Por fim, o phuang malai, grinalda de flores usada no pescoço, é dada ao lutador por seu colegas como amuleto e desejo de sorte. De origem e tradições milenares, o muay thai é uma arte de profunda técnica e espiritualidade. Conhecer a fundo sua história é inspirador para qualquer lutador de alma.