Soul Fighter http://www.soulfighter.com/blog MARCA QUE ACREDITA NO PODER QUE CARREGAMOS DENTRO DE NÓS. Fri, 09 Oct 2015 20:22:26 +0000 en-US hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.7.22 Pugilismo italiano X boxe inglêshttp://www.soulfighter.com/blog/pugilismo-italiano-x-boxe-ingles/ http://www.soulfighter.com/blog/pugilismo-italiano-x-boxe-ingles/#comments Mon, 20 Jul 2015 21:24:07 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=684 Pugilismo italiano X boxe inglês

O pugilismo italiano foi herdado dos etruscos e dos romanos e era praticado com as mãos nuas ou, no máximo, com uma luva fina de couro. Seus combates eram divididos em dois assaltos em que os pugilistas lutavam apenas por honra e fama. O objetivo das lutas era o sangramento e, por isso, os agarramentos e projeções eram condenados, pois eram considerados coisa de covarde. 

Lá pelos anos de 1700, a Inglaterra tinha muitas trocas comerciais com a Itália e isso fez com que alguns rumores sobre os lutadores italianos chegassem aos ouvidos do lutador inglês James Figg, que resolveu aperfeiçoar suas técnicas e viajou para a Itália.

Tempos depois, de volta à Inglaterra, Figg passou a apresentar um estilo de pugilismo desconhecido dos ingleses, que dava preferência aos socos retos em vez dos mais lentos e ineficazes socos curvos. Não demorou muito para que alguém o desafiasse. Tito Alberto di Carini foi o lutador trazido da Itália até a Inglaterra para desafiar Figg. Por conta de sua idade, FIgg tinha 38 anos na época, ele indicou seu aluno Bob Whittaker para enfrentar o gigantesco gondoleiro.

Logo no início do que foi a primeira luta de pugilismo entre um inglês e um estrangeiro, Whittaker levou um soco e foi atirado fora do ringue. Acontece que, em seguida, o inglês retornou recuperado, subiu ao ringue e, depois se esquivar de um soco, acertou fortíssimo um soco no italiano que abandonou o combate.

Muita gente diz que foi essa luta que foi essa a luta a causadora do desaparecimento do estilo italiano de boxe. Se é verdade ou não, ninguém sabe,  mas a superioridade do estilo inglês se tornou algo que ninguém mais podia negar.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/pugilismo-italiano-x-boxe-ingles/feed/ 0
Eles nunca foram nocauteadoshttp://www.soulfighter.com/blog/eles-nunca-foram-nocauteados/ http://www.soulfighter.com/blog/eles-nunca-foram-nocauteados/#comments Tue, 30 Jun 2015 21:07:40 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=678 nunca nocaute

A expressão “queixo de aço” é destinada para aqueles lutadores que absorvem bens os golpes e raramente são nocauteados. Mas alguns pugilistas levaram esse apelido além, passando a carreira inteira sem um nocaute sequer. Confira alguns desses nomes.

Éder Jofre:

Considerado um dos melhores pugilistas brasileiros e um dos melhores pesos-galo do boxe moderno, Éder Jofre fez 78 lutas na carreira. Entre elas: 72 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas (ambas para o japonês Masahiko Harada). Os dois reveses foram bastante contestados, sendo um por decisão dividida e o outro por decisão unânime. Ainda assim, o atleta continua na seleta lista dos que nunca sofreram nocautes.

Carlos Monzon:

O pugilista argentino manteve o cinturão por 7 anos consecutivos, vencendo 14 defesas de cinturão. Foram 99 lutas e apenas 3 derrotas. Outro destaque de Monzon foi ter encerrado a carreira como campeão, aposentando-se com os cinturões de três organizações diferentes.

 

Gene Tunney:

Foram 83 lutas como profissional e apenas uma derrota manchando seu cartel. O detalhe é que esse combate quase tirou Tunney da lista. No duelo contra Harry Greb, o pugilista foi salvo pelo gongo, aguentando firme os 15 rounds.

Rocky Marciano:

Nunca foi nocauteado por um motivo simples: não foi sequer derrotado. Ao todo foram 43 vitórias por nocaute e 6 por decisão dos juízes. Mesmo nas lutas decididas pela arbitragem, cinco foram unânimes e apenas uma por decisão majoritária.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/eles-nunca-foram-nocauteados/feed/ 0
Jiu Jitsu: do Japão para o mundohttp://www.soulfighter.com/blog/jiu-jitsu-japao-para-o-mundo/ http://www.soulfighter.com/blog/jiu-jitsu-japao-para-o-mundo/#comments Tue, 16 Jun 2015 22:23:11 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=674 Jiu Jitsu: do Japão para o mundo

Muitas vezes é difícil identificar o motivo ou momento em que um estilo de luta se popularizou, afinal muitos documentos históricos se contradizem. Não é o caso do Jiu Jitsu, pois é possível determinar exatamente quando o estilo deixou de ser praticado apenas Japão, mais precisamente logo após a guerra Russo-Japonesa.

O embate ocorreu no começo do século 20 e acabou com a derrota dos russos, com isso logo se espalhou a informação que o exército japoneses tinha treinamento em uma arte marcial que lhes assegurou a vitória, não demorando para que outros países começassem a se interessar por essa técnica. Em apenas alguns anos o Jiu Jitsu já havia sido adotado no mundo inteiro, tanto no treinamento militar como na Inglaterra quanto no treinamento espiritual, na Índia, fazendo da arte uma das mais populares e presentes no mundo todo.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/jiu-jitsu-japao-para-o-mundo/feed/ 0
Campeões pesos-pesados com mais defesashttp://www.soulfighter.com/blog/campeoes-pesos-pesados-com-mais-defesas/ http://www.soulfighter.com/blog/campeoes-pesos-pesados-com-mais-defesas/#comments Tue, 02 Jun 2015 20:38:43 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=670 pesos pesados com mais defesas

Wladimir Klitschko

Em abril desse ano, conseguiu sua 18ª defesa consecutiva de cinturão e segue buscando o recorde de 25 defesas feitas por Joe Louis. Klitschko detém o título desde 2006, quando derrotou o americano Chris Byrd.

 

Larry Holmes

Conquistou o título dos pesos-pesados em 1978 e manteve o cinturão até 1985. Foram 20 vitórias consecutivas, derrotando nomes como: Ali, Leon Sprinks e Earnie Shivers. Sua sequencia foi quebrada por Michael Sprinks, quando foi derrotado por decisão unânime.

 

Joe Louis

Tomou o cinturão do lendário James Braddock e só o perdeu 26 lutas depois. Um de seus principais adversários foi o alemão Max Schmeling. Antes de se tornar campeão, Louis só havia perdido uma vez, exatamente para Schmeling. Dois anos mais tarde, já com o cinturão em mãos, Joe Louis conseguiu sua revanche contra o alemão e não decepcionou. Venceu por nocaute técnico no que foi considerada a luta da década.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/campeoes-pesos-pesados-com-mais-defesas/feed/ 0
Soul Fighter Challenge – Dunas de Joaquinahttp://www.soulfighter.com/blog/soul-fighter-challenge-dunas-de-joaquina/ http://www.soulfighter.com/blog/soul-fighter-challenge-dunas-de-joaquina/#comments Thu, 21 May 2015 17:28:40 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=665 Muito suor e dedicação nas Dunas de Joaquina, em Florianópolis. O último Soul Fighter Challenge reuniu vários participantes, que mostraram poder de superação e muita força. Veja como foi o evento e fique ligado na nossa página para participar do próximo desafio.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/soul-fighter-challenge-dunas-de-joaquina/feed/ 0
Mestre Shaolinhttp://www.soulfighter.com/blog/mestre-shaolin-2/ http://www.soulfighter.com/blog/mestre-shaolin-2/#comments Thu, 07 May 2015 21:59:15 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=661 mestre shaolin

Monges budistas foram os primeiros religiosos a compor um exército durante a era medieval, e se tornaram conhecidos pelo uso do bastão em seus movimentos de luta. Um dos motivos que levou ao uso do instrumento foi o fato de duas variações de bastões serem itens religiosos básicos para qualquer monge. Eles eram tão utilizados em rituais que os sons das argolas de metal que balançam na ponta dos bastões acabaram se tornando um prenúncio da chegada dos monges.

Após séculos de aperfeiçoamento eles se tornaram mestres, sendo procurados por outros lutadores que desejam aprender suas técnicas e até mesmo servindo de instrutores para exércitos inteiros. Na mesma época, a civilização asiática passava por uma mudança com cada vez mais pessoas aprendendo a ler e escrever, estimulando que um número cada vez maior de livros fossem publicados. Um dos temas favoritos do público eram as proezas e estilos de luta dos monges Shaolin que foram eternizadas em escrita e sobreviveram até hoje na cultura coletiva do mundo.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/mestre-shaolin-2/feed/ 0
A arte tribal do Silathttp://www.soulfighter.com/blog/arte-tribal-silat/ http://www.soulfighter.com/blog/arte-tribal-silat/#comments Tue, 28 Apr 2015 21:52:52 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=654 Desenvolvido originalmente por tribos caçadoras na área da Malásia, o Silat é uma modalidade que inclui centenas de diferentes estilos indo de golpes e arremessos ao uso de facas. Os registros mais antigos apontam que a inspiração para essa luta surgiu em Sumatra, no qual uma mestra desenvolveu os preceitos se baseando em movimentos de animais, por isso tamanha diversidade de movimentos tanto de combate próximo quanto a distância. A arte se tornou popular na região e diversos grupos de ambos os lados da lei a usam, incluindo grupos militares na Malásia e mais notoriamente piratas no Sul da China, o que fez com que diversos grupos se enfrentassem usando o Silat como instrumento de luta em ambos os lados da batalha. Hoje em dia se discute muito se o Silat pode ser considerado um só estilo de luta ou se é uma designação maior para diversos estilos diferentes, porém não há um consenso, e como muitos movimentos foram desenvolvidos dentro do estilo ele ainda é considerado como um só modo de luta muito abrangente.

A arte tribal do Silat v

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/arte-tribal-silat/feed/ 0
Os três grandes nomes do Taekwondohttp://www.soulfighter.com/blog/os-tres-grandes-nomes-taekwondo/ http://www.soulfighter.com/blog/os-tres-grandes-nomes-taekwondo/#comments Fri, 20 Mar 2015 21:01:58 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=623 Conheça três grandes nomes do Taekwondo que se destacaram nas Olimpíadas:

nomes do Taekwondo

Hadi Saei

O lutador iraniano participou de três Olimpíadas, subindo ao pódio em todas as ocasiões. Seu grande destaque foram os Jogos de Pequim, quando lutou quase toda a competição com uma fratura da mão e mesmo assim garantiu o título, levando o único ouro do Irã naquela edição.

Steven López

Com três medalhas olímpicas, o americano Steven López também figura entre os maiores medalhistas da modalidade. Ele ainda tem grandes feitos em outras competições, conseguindo se tornar o primeiro lutador a alcançar 5 títulos em mundias de Taekwondo.

Hwang Kyung-seon

Com duas medalhas de ouro e uma de bronze, Hwang Kyung-seon é um dos grandes nomes do Taekwondo feminino. O curioso é que entre os três lutadores, ela foi a única que se manteve na mesma categoria de peso, participando sempre abaixo dos 67kg.

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/os-tres-grandes-nomes-taekwondo/feed/ 0
O novo boxe universitáriohttp://www.soulfighter.com/blog/o-novo-boxe-universitario/ http://www.soulfighter.com/blog/o-novo-boxe-universitario/#comments Mon, 09 Mar 2015 21:05:36 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=617 Por muitos anos o boxe universitário era acompanhado com tanto interesse nos EUA quanto a categoria profissional, porém o esporte foi banido de diversas faculdades após a morte de um lutador em 1960. Apesar de muitos estudo comprovarem que o acidente não teve relação com a luta, a nobre arte sofreu um grande revés.

No entanto o boxe vem sendo retomado e o número de lutadores vem crescendo novamente.  Para incrementar a segurança novas regras vem sendo adotadas. Entre as principais estão: calçados padronizados, luvas maiores e rounds mais curtos (diminuindo de três para dois minutos).

A iniciativa é muito boa, tanto para desenvolver novos talentos para o esporte, mas também para dar uma oportunidade a diversos jovens, que vem no boxe uma oportunidade de carreira ou simplesmente uma atividade física.

As diferenças de Muay thai x Kickboxing

Foto: Divulgação

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/o-novo-boxe-universitario/feed/ 0
As diferenças de Muay thai x Kickboxinghttp://www.soulfighter.com/blog/diferencas-de-muay-thai-x-kickboxing/ http://www.soulfighter.com/blog/diferencas-de-muay-thai-x-kickboxing/#comments Wed, 04 Mar 2015 21:43:17 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=615 As lutas se parecem em vários aspectos, mas são bem diferentes. Um dos motivos para a confusão são as diversas modalidades do Kickboxing, que podem ir do semi-contact (apenas golpes acima da cintura, aplicados com canela e peito do pé) até o K-1 (maior gama de golpes)

O Muay Thai é milenar e nasceu como treinos de soldados para guerra, por isso, sua versão original não possui regras e o objetivo é nocautear o adversário da maneira mais rápida possível. Já o Kickboxing foi criado nos anos 70, já como modalidade esportiva. A ideia era desenvolver uma competição de contato pleno nas lutas em pé, dando origem ao “Karatê Full Contact”. Porém com as diversas modificações e a entrada de movimentos de outras artes marciais, Dominique Valera rebatizou a modalidade com o nome atual.

Uma das diferenças mais marcantes entre as lutas é o uso do cotovelo, permitida apenas na arte marcial tailandesa. Além disso as modalidades light contact e semi contact são praticadas em tatames e não ringues.

As diferenças de Muay thai x Kickboxing

Foto: Divulgação

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/diferencas-de-muay-thai-x-kickboxing/feed/ 0
O Karatê Kyokushinhttp://www.soulfighter.com/blog/o-karate-kyokushin/ http://www.soulfighter.com/blog/o-karate-kyokushin/#comments Thu, 19 Feb 2015 20:55:04 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=606 Mas Oyama nasceu em 1923 e aos 18 anos já era 2º Dan em Karatê Shotokan. Buscando melhorar suas habilidades, se isolou no Monte Minobu, onde treinou por 18 meses. Ao retornar, decidiu testar sua evolução, resolvendo participar de seu primeiro campeonato de artes marciais. Suas técnicas chamaram atenção e com isso, criou um estilo de luta próprio, batizado de Kyokushin Karatê - Procura pela verdade suprema. A modalidade cresceu e hoje é praticada por mais 15 milhões de pessoas. O conceito é adicionar contato ao karatê, pois na visão de Oyama os lutadores só saberiam o alcance de suas habilidades, golpes e movimentos se tivessem impacto real. Muito da sabedoria que moldou a modalidade veio do bushido (caminho do guerreiro), composto de princípios presentes em artes marciais antigas, tais como o treinamento duro ao ponto de ultrapassar seus limites, o respeito para com os semelhantes e uma devoção a família e pátria.

No Brasil, a modalidade foi introduzida por Shihan Isobe, que chegou a treinar com o próprio Oyama. A ideia de vir até o país surgiu ao ouvir notícias de grandes lutadores como Yamato, Juliano Reis e Otavio Santos.

O Karatê Kyokushin

Foto: Divulgação

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/o-karate-kyokushin/feed/ 0
Livro sagrado do Karatêhttp://www.soulfighter.com/blog/livro-sagrado-karate-2/ http://www.soulfighter.com/blog/livro-sagrado-karate-2/#comments Thu, 12 Feb 2015 22:54:24 +0000 http://www.soulfighter.com/blog/?p=602 O Bubishi, conhecido como a bíblia do karatê, é uma coletânea de obras que incluem debates filosóficos relacionados às artes marciais, metafísica, medicina, métodos de treinamento, técnicas e até mesmo um pouco de história. O documento não possui um autor oficial, sendo uma grande compilação da obra de diversos escritores que juntos transmitiram o conhecimento acumulado durante séculos para todos os praticantes de karatê.

Traduzindo do chinês Bubishi significa “Martial Manual” (Manual Marcial), nome dado pelos mestres das artes marciais que vieram da China em direção ao Reino Ryukyu, atual Okinawa, onde passaram seus ensinamentos e os colocaram no papel para que gerações futuras pudessem usufruir do conhecimento.

livro sagrado karate

Foto: Divulgação

]]>
http://www.soulfighter.com/blog/livro-sagrado-karate-2/feed/ 0