Soul Fighter

A pesagem antes do combate é um momento de tensão para os lutadores de MMA, naquela balança está seu passe para o grande desafio ou a saída imediata sem sequer mostrar suas habilidades.

Passado o risco da desclassificação, ainda acontece o segundo momento de clima pesado, a encarada. Os dois se encaram em posição de combate e são cobertos pelo flash das câmeras. Alguns até levam este momento com descontração e se abraçam em seguida, afinal eles são oponentes e não inimigos. Mas outros estão no ápice da adrenalina e quase começam a luta antes da hora.

A pesagem acontece sempre um dia antes da luta, na maioria dos eventos de MMA. Neste ponto mora uma das críticas ao sistema: pode não ser uma boa ideia deixar que os lutadores tenham um dia para recuperar peso.

Para os desavisados, pode parecer uma banalidade, afinal ninguém ganha tanto peso assim em apenas 24 horas para fazer diferença na luta. Enganam-se. Acontece que graças a esse dia livre os competidores não chegam ao peso necessário perdendo prioritariamente massa muscular ou gordura como as pessoas costumam fazer em dietas normais, mas sim perdendo água.

Antes da pesagem, eles chegam a parar de tomar líquidos, diminuir ao máximo a alimentação, frequentam saunas, fazem exercícios aeróbicos e tomam diuréticos (remédios que aumentam o fluxo urinário). Tudo para perder água.

O resultado é que se chega ao peso necessário para a balança, mas em um dia o lutador pode recuperar até 5kg e gerar uma luta desigual e incompatível com os valores da pesagem. Além disso, levar o corpo aos limites da desidratação e ganho rápido de peso repetidamente é um mal a saúde e pode prejudicar o atleta em longo prazo.

Na verdade, até durante a luta o prejuízo pode aparecer na forma de perda de força devido à dieta extrema dos dias anteriores. A solução pode estar em fazer a pesagem minutos antes do combate, pois assim os lutadores entrariam mais saudáveis no octógono, já que não forçariam a dieta sem o tempo para se recuperarem. Quanto melhor os atletas chegarem às lutas, melhor o espetáculo e para os fãs.