Soul Fighter

Surf no Guarujá

Acredita-se que o surf no Guarujá tenha começado em 1963, na até então selvagem Praia das Pitangueiras. Como as pranchas de fibra de vidro ainda estavam fora da realidade brasileira, o surfistas usavam um modelo conhecido como “caixa de fósforo”, que apesar de acessível, acabava limitando bastante as manobras.

Alguns anos depois as pranchas de madeirite entraram no circuito, tornando-se populares no Rio de Janeiro e chegando até o litoral paulista. Apesar de apresentar uma evolução em relação ao modelo anterior essas pranchas ainda possuíam pouca flutuação.

Em 1967, foi realizado o primeiro campeonato paulista de surf, exatamente na Praia das Pitangueiras. Organizado por Eduardo Mauro Nogueira, o “Piolho”, a competição teve um imprevisto. O mar calmo acabou adiando a data da final, que aconteceu um dia depois.

A partir dos anos 70 a cidade sofreu com um crescimento desenfreado e a falta de estrutura fez com que a praia sofresse com poluição e falta de recursos para se manter. Aos poucos a cidade foi recebendo investimentos e melhorando sua infraestrutura.

surf guaruja

Foto: Divulgação

Saiba mais em: MIMPI Festival